Festa na terceira idade: como fazer?
Não é por estar na terceira idade que cada novo ano de vida não seja importante. Mas sabemos que com o avançar da idade, fica cada vez mais difícil pensar em festa. Por isso decidimos fazer um texto com algumas dicas para montar uma festa perfeita para os nossos 70tões, 80tões, 90tões…e por ai vai! O primeiro, e mais importante passo, é perguntar se ele deseja uma festa. Lembre-se que os idosos tendem a ter opiniões muito fortes. Se ele não quiser uma festa e você fizer, ele fará questão de demonstrar que não está feliz com aquele momento. Acertados quanto a festa, chega a hora dos preparativos e é nesse momento que entramos. Listaremos algumas coisas que precisam ter e os motivos.
Começando pelo local, é de extrema importância que eles seja plano e que não contenha nada que possa atrapalhar a passada. Tapetes, por exemplo, são uma péssima ideia. Eles podem enroscar nos pés dos convidados – ou pior, do aniversariante, e causar um grande dano. Também não é bom que tenha pilastras ou móveis na passagem, pois são alvos fáceis para trombadas. Outro item importante está no acesso. Como a mobilidade vai diminuindo ao longo do tempo, é importante que as pessoas consigam parar próximas à entrada do salão.
Segundo ponto importante é definir o horário pra o evento. Muitos dizem que os idosos gostam de acordar cedo, mas isso não é uma verdade absoluta. Sem contar que os acompanhantes, com toda certeza, não gostam. Por isso é importante marcar a festa com início entre 14h e 16h, com o final previsto para 18h e 20h. Dessa forma todos conseguem interagir e aproveitar o evento ao máximo, sem cansar demais os convidados e o aniversariante.
Dentro do salão é importante que as cadeira sejam altas, para facilitar na hora de levantar; que a toalha tenha cor diferente dos pratos e talheres, para facilitar a visualização deles; que as cadeiras sejam dispostas com certa proximidade, para facilitar o diálogo sem precisar de gritos; e que a temperatura esteja sempre bem controlada, pois é normal que os idosos sejam mais sensíveis com as questões climáticas.
Na alimentação é preciso evitar, comidas de difícil mastigação, como churrasco. Itens que esfarelem com facilidade. E que as pessoas precisem se servir e retornar a mesa com os pratos feitos. Sendo assim, a dica é que o alimento seja servido em porções individuais, podendo ser macarrão, caldos ou até pequenos lanches de pão mole. Quanto as bebidas, evite destilados, eles intoxicam rapidamente o organismo com menor capacidade de metabolização. Com todas essa dicas, temos certeza de que a festa será um arraso e todos aproveitarão muito. Lembre-se que todos os anos são importantes para serem celebrados!
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!